LOUVA A DEUS ORQUÍDEA

O fascinantes louva-a-deus orquídea que imita flores para atrair as presas

http://www.ndig.com.br/item/2013/12/o-fascinante-louva-a-deus-orqudea-que-imita-flores-para-atrair-as-presas

O”Louva Deus Orquidea” vive nas flores que originam seu nome mimetizando com elas.

 

A louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus) é uma espécie de louva-a-deus que habita as florestas tropicais do sudeste asiático, sendo encontrada por exemplo na Malásia ou na Indonésia. Pertence a um grupo de espécies denominadas “Flower Mantis”, constituído por outros insetos que possuem semelhanças físicas e comportamentais. Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem, nas flores onde costumam-se esconder.

O louva-a-deus-orquídea apresenta cores brilhantes brancas com padrões cor-de-rosa que se assemelham a uma orquídea. Este inseto mimetiza partes da flor de forma a passar despercebido. E dependendo da cor de fundo, ele pode alterar a sua cor para cor-de-rosa ou castanho.

É uma das espécies de louva-a-deus que apresenta um dimorfismo sexual muito pronunciado, sendo que os machos podem chegar a ter cerca de metade do tamanho das fêmeas.

Alimentam-se principalmente de insetos da Ordem Lepidoptera, que inclui traças e três das super-famílias das borboletas. As louva-a-deus-orquídea aguardam as suas presas nas pétalas de uma orquídea. Aqui, elas balançam lentamente a flor de forma a espalhar o seu aroma.

Quando é atraída uma borboleta, a louva-a-deus aguarda que esta se aproxima e faz uso das suas patas dianteiras serrilhadas para imobilizar a presa e alimentar-se. Também se sabe que ela alimenta-se de moscas, especialmente de maiores dimensões.

A este tipo de camuflagem/mimetização denomina-se mimetização agressiva, onde o predador engana as suas presas servindo como isco ou parte do isco. Esta camuflagem também ajuda a louva-a-deus-orquídea a escapar a potenciais predadores.

As suas ninfas mimetizam insetos que têm mordidas poderosas e mau sabor.

 

FONTE: http://www.ndig.com.br/item/2013/12/o-fascinante-louva-a-deus-orqudea-que-imita-flores-para-atrair-as-presas

Anúncios

Publicado por

orchidsweb

Embora seja orquidófila de uma orquídea só (só possuo um exemplar) sou apaixonada por flores e entre elas as orquídeas são destaque. Por este motivo resolvi publicar em um blog minhas leituras e pesquisas sobre este tema com o objetivo de compartilhá-los com outros tão apaixonados por flores e orquídeas quanto eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s