O BONSAI E O TEMPO

Fonte da imagem : http://aidobonsai.com/tag/charles-white/

A partir de que momento uma muda em formação pode ser considerada um bonsai ? uma muda que ainda não tenha recebido a segunda poda de raizes, além das podas de tronco e galhos e amarrações não ppode receber essa classificação.

Isso não significa que todo exemplar após a segunda poda de raízes seja um bonsai.

De pessoas ligeiramente familiarizadas com bonsai é comum ouvirmos essas afirmações : “é necessário muito tempo para se obter um bonsai”;  “os bonsais bonitos são os antigos; “para se culltivar bonsai é necessário ter paciência”.


Todas essas afirmações são apenas parcialmente corretas. Um bonsai pode ser obtido em um espaço de tempo relativamente curto.

A idade de um bonsai não garante a sua beleza e a paciência é um dom que o cultivador adquire.

Em alguns casos, uma muda poderá tornar-se um bonsai em apenas dois ou três anos, embora geralmente sejam bonsais em formação.



A obtenção de um bonsai pequeno ou médio normalmente varia de três a doze anos.

Bonsais formados também podem levar apenas três ou quatro anos para serem obtidos. Trata-se de bonsais comerciais sem muito valor ou então, originados de excelente matéria-prima.

Um exemplar, às vezes, pode ser tão bonito, ou mais, do que outro muito mais velho, pois é fruto de um trabalho individual, e não existem duas matérias-primas iguais.


Uma excelente matéria-prima nas mãos de um cultivador habilidoso será certamente uma linda árvore, obtida em um curto espaço de tempo.


Fonte: Cultivando Bonsai no Brasil  – Fábio Antacly noronha.  p. 16

Anúncios

Publicado por

orchidsweb

Embora seja orquidófila de uma orquídea só (só possuo um exemplar) sou apaixonada por flores e entre elas as orquídeas são destaque. Por este motivo resolvi publicar em um blog minhas leituras e pesquisas sobre este tema com o objetivo de compartilhá-los com outros tão apaixonados por flores e orquídeas quanto eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s