Grammatophyllum Speciosum ou Orquídea Tigre

My friend's brilliant tiger orchid plant with ten flower stalks
http://greatstuff.hubpages.com/hub/Tiger-Orchid Foto de Mazlan
http://www.orchidboard.com/community/ miscellaneous-other-genera/66574-grammatophyllum -speciosum-world-largest-orchid.html

A Grammatophillum speciosum possui  7,5 m de comprimento, folhas com 65 cm de comprimento, as hastes com 1,5 a 2,5 m. de altura e chegam a portar mais de 100 flores com 13 a 15 cm cada, seu gênero é da Ásia.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/a-maior- orquidea-do-mundo-deu-flores-no-ibama

A foto acima é do exemplar desta planta que existe no IBAMA:

“Brasília (01/02/2011) – Exibindo porte arbustivo e flores majestosas exalando suave perfume, está florido, no Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil, o Grammatophyllum speciosum, orquídea nativa da Malásia e portadora do título “A maior orquídea do mundo”. Com 2,5m de altura, a planta torna-se mais grandiosa e fascinante por causa de suas 19 hastes florais que atingem três metros, parecendo, em seu conjunto de mais de 400 flores, coroar a planta como uma rainha no exílio brasileiro.A pequena notável, bem cultivada a pleno sol, desenvolveu-se e adaptou-se aos rigores climáticos do Planalto Central e, ao fim de cinco anos, atingiu a maturidade e a tão esperada floração, nunca imaginada tão esplendorosa.

A magnífica planta me foi doada, ainda pequena, pelo famoso orquidófilo pernambucano Odilon Cunha, colaborador do Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil e proprietário de uma riquíssima coleção de orquídeas, que inclui espécies de todo o planeta.

A orquídea pode ser vista na frente do Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil (SCEN Trecho 02, Ibama Ed Sede, Orquidário, Brasília/DF). ”

Lou Menezes
Orquidário Nacional do Ibama/Projeto Orquídeas do Brasil – http://www.ibama.gov.br/publicadas/a-maior-orquidea-do-mundo-deu-flores-no-ibama

Nota: O orquidófilo pernambucano Odilon Cunha faleceu recentemente e a exposição de orquídeas da ASSOPE Associação dos orquidófilos de Pernambuco, dedicará a exposição deste ano ao eminente orquidófilo.

Anúncios

Publicado por

orchidsweb

Embora seja orquidófila de uma orquídea só (só possuo um exemplar) sou apaixonada por flores e entre elas as orquídeas são destaque. Por este motivo resolvi publicar em um blog minhas leituras e pesquisas sobre este tema com o objetivo de compartilhá-los com outros tão apaixonados por flores e orquídeas quanto eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s