ORQUÍDEAS PORTUGUESAS

Himantoglossum robertianum http://serra-da-adica.blogspot.com.br/ Foto de Ivo Rodrigues
Anacanptis pyramidalis http://orquideassoltas.blogspot.com.br/p/orquideas-portuguesas.html Foto de Américo Pereira

As orquídeas (família Orchideacea) são um tipo de planta que associamos geralmente a climas tropicais e a selvas verdejantes e exóticas. Porém, elas encontram-se distribuídas por muitos outros tipos de climas e estão também representadas em toda a Europa, onde não são menos coloridas ou sofisticadas que as suas primas tropicais!

Em Portugal ocorrem naturalmente 55 espécies de orquídeas, das quais duas são endémicas, ou seja, ocorrem somente no nosso País. Encontram-se distribuídas pelo Algarve (Barrocal), Estremadura (Serra da Arrábida, Estremadura Norte), Ribatejo e zona Centro-Oeste. Crescem principalmente em terrenos secos, calcários, que partilham com outras espécies, arbustivas.

Todas as orquídeas portuguesas são terrestres, apesar de também existirem orquídeas trepadoras ou parasitas que crescem sobre outras plantas.

Num passeio no campo, principalmente nos meses de Março a Junho, podem-se observar diversas espécies, se se tiver cuidado onde se põe os pés. As orquídeas crescem isoladas e muitas vezes não se dá por elas porque são mais baixas do que o resto das plantas envolventes.

Portugal é ainda um dos últimos redutos onde muitas espécies de orquídeas europeias podem crescer em condições naturais. Existem ainda muitos habitat não destruídos pela ação do Homem, e outros em que, devido à aplicação de técnicas de cultivo tradicionais, a agricultura permite a subsistência simultânea das populações de orquídeas. Além disso, a posição geográfica do País, com um clima semi-Mediterrânico e sem grandes altitudes, é algo privilegiada para a conservação de certas espécies que já se vão tornando raras no resto da Europa (como a Ophrys dyris e Epipactis lusitanica) mas que continuam a ocorrer com alguma frequência no território português.

Infelizmente, tal como acontece com muitas outras espécies, as orquídeas portuguesas têm sido afectadas pela mudança nas técnicas agrícolas verificada nos últimos anos, que tem feito com que as áreas naturais e semi-naturais regridam, à medida que os terrenos são utilizados para exploração agrária intensiva e para a plantação de eucaliptais ou pinhais.

Além da sua beleza particular, as orquídeas têm ainda um papel importante. Podem ser utilizadas como indicadores do estado de saúde de um ecossistema. Ocorrem apenas em certas condições muito específicas, uma das quais é a ausência de poluição.

Em Portugal, a criação de áreas protegidas, até agora, tem sido feita essencialmente para a proteção de espécies de fauna, apesar de certas espécies vegetais serem verdadeiros tesouros nacionais. Em alguns casos, existem orquídeas abrangidas por áreas protegidas, mas nunca são o principal objecto de conservação destas. Dá que pensar…

Assim, da próxima vez que der um passeio no campo, preste atenção. Pode ter a oportunidade de observar de perto uma flor esteticamente exótica e colorida, espontânea em território português.

Fontes:
Tyteca,D. (1997). Journal Europaïscher Orchideen, vol. 29, Heft 2/3.

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/Orquideas-nativas-tambem-de-Portugal?bl=1&viewall=true#Go_1

Anúncios

Publicado por

orchidsweb

Embora seja orquidófila de uma orquídea só (só possuo um exemplar) sou apaixonada por flores e entre elas as orquídeas são destaque. Por este motivo resolvi publicar em um blog minhas leituras e pesquisas sobre este tema com o objetivo de compartilhá-los com outros tão apaixonados por flores e orquídeas quanto eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s